Última atualização: 24 de junho de 2020

Início » Curiosidades » Quem foi Edward Colston?

Quem foi Edward Colston?

Diante das manifestações antirracistas em todo o mundo, principalmente depois da morte de George Floyd, manifestantes derrubaram a estátua de Edward Colston em Bristol, na Inglaterra, famoso traficante de escravos entre os séculos 16 e 17.

Mas quem foi Edward Colston, qual a sua verdadeira história, e porque um traficante de escravos teria uma estátua em sua homenagem na Inglaterra?

Saiba quem foi Edward Colston e por que um traficante de escravos teria sido homenageado por tanto tempo

Por que só agora a estátua de Edward Colston foi derrubada…

Edward Colston foi um comerciante inglês, político, filantropo e comerciante de escravos, nasceu em 2 de novembro de 1636 e falesceu em 11 de outubro de 1721. Mas como alguém que é filantropo também pode ser comerciante de escravos, como sua figura se tornou tão emblemática em movimentos antirracistas nos dias de hoje.

Criado em Bristol durante o período da Guerra Civil Inglesa, Colston criou um negócio lucrativo no qual comercializava produtos como o óleo, tecidos, ouro, prata e marfim da África para países da Europa.

Porém sua principal fonte de negócios era a comercialização de escravos para toda a Europa, estima-se que tenha transportado mais de 84 mil africanos, que por conta das viagens e condições desumanas morreram mais de 19 mil africanos apenas com o transporte.

Por outro lado Colston criou várias escolas, hospitais, igrejas e fundações de caridade, muitas das quais estão em pleno funcionamento até hoje.

Essa ambiguidade entre o homem que faz caridade e teve a fundação Edward Colston e comercializa escravos, está provavelmente o resumo do que se trata o racismo, preconceito e ideais desumanos podem tornar uma pessoa boa no mais cruel humano.

Leia também:  100 perfis no Instagram mais seguidos no Brasil e no mundo (lista atualizada)

Suas obras de caridade fizeram com que Edward Colston tivesse várias homenagens e estátuas em Bristol sua cidade de nascimento, e outras cidades da Inglaterra. Porém dezenas de séculos depois sua imagem está em crescente reconhecimento no papel de um dos principais escravocratas que já existiu.

A riqueza de Colston em sua maioria foi provenientes do comércio de escravos, Colston foi um dos principais acionistas da Royal Adventures into Africa (RAC) na qual transportou milhares de africanos para serem escravizadas em diversas partes do mundo.

Estátua Edward Colston
Estátua Edward Colston

A estátua mais famosa, projetada por John Cassidy, erguida em Bristol em 1895 para comemorar seus projetos de filantropia, foi derrubada em 7 de junho de 2020, e jogada no porto de Bristol.

Estátua de Edward Colston derrubada em protestos antirracistas

Uma injustiça de muitos séculos teve seu preço pago durante manifestações antirracistas na Inglaterra, Edward Colston considerado benfeitor e filantropo (pelos brancos), teve uma estátua em sua homenagem colocada ao chão e jogada em um antigo porto do tráfego negreiro da Inglaterra.

Estátua derrubada
Estátua derrubada

Esse protesto de derrubada da estátua de um traficante de escravos, tem um um sentido simbólico muito grande.

Significa um marco para caracterizar que não é admissível a glorificação de quem fez tanta gente sofrer, como a escravidão.

Os protestos antirracistas estão cada vez mais frequentes e fortes, depois da morte de um cidadão negro por um policial, o caso George Floyd não será esquecido e personagens antes glorificados como o Colston está cada vez mais escassos no mundo e sua glorificação está prestes a acabar, por pressão popular.