Última atualização: 24 de junho de 2020

Início » Curiosidades » Países que o idioma nativo é o português

Países que o idioma nativo é o português

Você sabia que ao redor do mundo há outros países que o idioma nativo é português? São 4 continentes que possuem países que a língua nativa é a mesma que a nossa, incluindo a América, Ásia, África e Europa. Muito curioso este fato, não é mesmo? Afinal, são realidades, culturas, situações econômicas, hábitos e povos completamente diferentes. 

De acordo com a CLP (Comunidade dos Países com Língua Portuguesa), a qual, provavelmente, você ainda não tinha ouvido falar, estes são os países que o idioma nativo é português, confira:

8 Países que o idioma nativo é português

A melhor parte de saber que há outros países que o idioma nativo é português, é que nos dá vontade de conhecer e se aproximar de outras culturas, além de ficar orgulhosos de saber que outras pessoas ao redor do mundo também têm interesse pelo nosso idioma. 

A seguir 8 países que o idioma nativo é português:

Portugal

Portugal
Portugal

Obviamente, não podia faltar o Portugal na lista, já que sabemos que é um dos poucos países que a língua nativa é o Português. Este país pertence ao continente Europeu, está entre os 10 primeiros maiores produtores de vinho do mundo, pois produz a bebida com maior qualidade. 

Além do vinho, itens como a produção de açúcar, legumes, batata, arroz, frutas e beterrabas, são suas maiores fontes econômicas, pois a produção na agricultura do país, representa cerca de 4% do seu PIB (Produto Interno Bruto). 

Cabo Verde

Cabo Verde
Cabo Verde

Localizado no continente Africano, o Cabo verde é um dos países que o idioma nativo é o português, claro que muda o sotaque e algumas variações gramaticais. O país tem como maior fonte de renda a sua riqueza marinha, e as produções agrícolas, no entanto, os períodos de seca, afetam a mesma. 

Leia também:  Filmes (REALMENTE) bons no Netflix

A produção mais cultivada no país é as de banana, milho, café, feijão, mandioca, frutos tropicais e batata-doce. 

Angola

Angola
Angola

A Angola é outro país do continente Africano em que a língua portuguesa é o idioma nativo. A moeda local é a KZ – Kwanza, e o país possui uma rica diversidade em recurso natural, uma vez que o diamante, petróleo, ferro, cobre, gás natural, magnésio, entre outros, são apenas alguns dos mais de 35 minerais essenciais para o comércio e produção de itens no mundo. 

No entanto, o que representa a maior porcentagem de itens para exportação é o petróleo e café. 

Guiné Equatorial

Guiné Equatorial
Guiné Equatorial

O continente Africano é o que possui mais países que o idioma nativo é português. O país Guiné Equatorial tem como capital a cidade de Malabo, sua moeda é a CFA – Franco, mas o Português não é o único idioma falado, há também o francês e espanhol. 

Guiné-Bissau

Guiné-Bissau

Guiné-Bissau

Também localizado no continente Africano, o país Guiné-Bissau é um dos países que o idioma nativo é português. O mesmo tem como moeda o CFA – Franco, e depende da pesca e agricultura para levantar a economia, atividades essas que se referem a cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB). 

Atualmente, o país é um dos maiores produtores de castanha de caju do mundo, ficando em 6° lugar, além de atuar com a exportação de arroz, mariscos, peixes, raízes, palma e amendoim. 

Timor-Leste

Timor-Leste
Timor-Leste

Localizado no continente Asiático, por mais incrível que pareça, este país tem como língua nativa o idioma Português. Sua moeda local é o Dólar e seu forte está na produção e exportação de café, coco, cacau e cravo. Recentemente, algumas reservas de gás natural e petróleo foram encontradas, as quais estão sendo exploradas. 

São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe

Mais uma vez na lista, outro país localizado na África, que tem o português como idioma. O que muda no mesmo é a moeda nativa que é a STD (Dobra). As atividades econômicas do mesmo, giram em torno da produção agrícola de café, cacau, coco, óleo de palma e pesca. 

Leia também:  100 perfis no Instagram mais seguidos no Brasil e no mundo (lista atualizada)

Recentemente, também foi descoberta uma área em que há jazidas de petróleo. 

Moçambique

Moçambique
Moçambique

Moçambique, com certeza, é um dos países que você já deve ter ouvido falar em algum filme, seriado, entre outros. O mesmo pertence também ao continente africano. Sua moeda local é o MZM (Metical), a economia depende de parceiros estrangeiros, pois a terra é pouco produtiva, sendo rica apenas em carvão, bauxita, ouro, sal e grafite. Há também a exportação de chás, cana-de-açúcar, tabaco e algodão, reservas de madeira, gás-natural, entre outros. 

Outros países em que o idioma nativo é português 

O português é um idioma muito rico e bonito, mesmo que a sua gramática seja um pouco extensiva. Além destes países, existem outros em que o idioma é uma das línguas faladas, como é o caso do Macau na China, Malaca na Malásia, Norte do Uruguai e Goa, Diu e Damão na Índia, pois se tornou um dos idiomas obrigatórias no ensino escolar de muitos países. 

Para se ter uma ideia, o português passou a ser uma das línguas mais faladas no mundo, ocupando o 4° lugar no ranking.

Fato curioso sobre o idioma Português no Brasil

De acordo com a gramática da língua portuguesa, há diversas regras e exceções da mesma para aprender a falar o idioma, o que o torna um dos mais difíceis de se estudar. Mesmo que outros países tem o português como língua nativa, o sotaque, conjugações verbais, escrita e regras, são diferentes da gramática do Brasil. 

Pensando numa melhor forma de tornar a língua mais compreensível e menos complicada para pessoas de outros países que estão aprendendo a mesma, recentemente, foi divulgado e assinando, um acordo que vida a padronização das pronúncias e escrita das palavras tradicionais mais faladas no vocabulário português. 

Leia também:  Países que não precisam de passaporte para entrar

O Brasil, começou a participar deste acordo no ano de 2009 em algumas regiões do país, mas, apenas em 2016 que as mudanças começaram a valer em todo o território, como aconteceu com a reforma ortográfica, em que os acentos gráficos, hífen, e, outras, regras básicas passaram a não fazer parte de algumas palavras. 

Interessante, não é mesmo? Agora que sabe quais países que o idioma nativo é o português, pode compartilhar essa curiosidade com sua família e amigos.