Última atualização: 21 de julho de 2020

Início » Curiosidades » Países que não precisam de passaporte para entrar

Países que não precisam de passaporte para entrar

Países que não precisam de passaporte para entrar: Você sabia que há países em que os brasileiros não precisam apresentar este documento em viagens? Aqui neste artigo, apresentamos alguns desses países e o que é preciso para conseguir entrar nos mesmos. 

Ao planejar a primeira viagem para fora do país, muitas pessoas começam pelos destinos mais em conta, já que, em alguns países, os custos podem ser bem caros e é preciso atender a exigências específicas. 

Mas, se você está procurando por lugares bonitos, com uma cultura surpreendente e comidas deliciosas, nos quais poderá se divertir dentro do orçamento e ainda sem o passaporte, confira os destinos a seguir:

Quais as exigências dos países que não precisam de passaporte para entrar?

Com certeza, você está curioso para saber quais os países que não precisam de visto para entrar, mas, antes, deve saber que há algumas exigências que devem ser atendidas para ter acesso e visitar os mesmos de forma legal. Confira:

Documentos para entrar em países que não exigem passaporte

Qualquer um dos países do Mercosul não exigem o passaporte de brasileiros para turistas, portanto, é possível viajar pelos mesmos apenas com documento original com foto, como exemplo, o RG (Registro Geral).

É preciso saber que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Registro de Nascimento e outros documentos, não são aceitos. Você só poderá entrar no país, caso apresente o RG original com foto e atualizado, com bom estado de conservação. Lembrando que o período de validade do RG é de 10 anos, ou seja, a cada 10 anos, o mesmo deve ser atualizado. 

Antes de organizar a viagem para países que não precisam de passaporte para entrar, verifique a data de emissão do seu RG, caso esteja vencido, você pode agendar a atualização do documento no site do Poupatempo e demais órgãos emissores. 

Leia também:  Como entrar em contato com o Itamaraty?

É importante que você realize a verificação e solicitação do documento, por no mínimo 45 dias antes da viagem, a fim de evitar que o RG não chegue a tempo. 

Verifique também sua carteira de vacina, pois a maioria desses países exige a declaração de vacina contra Febre Amarela, etc. 

Conexão 

É preciso certificar-se sobre a possível conexão em outro continente, pois as mesmas podem acabar em locais que exijam o passaporte, como é o caso do Panamá, já que, a Copa Airlines, realiza uma conexão no local que solicitará a apresentação do documento, mesmo que seja necessário apenas o RG para apresentar no destino final. 

Agora que sabe quais as exigências e documentos que devem ser apresentados para viajar à países que não precisam de passaporte para entrar, confira a lista a seguir:

Quais os países que não precisam de passaporte para entrar?

Colômbia

Colômbia
Colômbia

Quem não gostaria de ver de perto e aproveitar as lindas paisagens, portas coloridas em Cartagena e o incrível azul turquesa do mar localizado nas Ilhas Rosário? No país, você se surpreende com a culinária, cultura e atrações turísticas. 

Argentina

Argentina
Argentina

Na Argentina você encontra diversas atrações turísticas o ano todo, as quais são realizadas para diferentes orçamentos e gostos. Para quem tem vontade de conhecer o país e brincar na neve, o lugar ideal é a Ushuaia, há ainda a rica gastronomia de Buenos Aires, paisagens encantadoras, etc. 

Chile

Chile
Chile

No Chile é preciso verificar quais os melhores períodos para viagem, de acordo com as atrações que deseja conhecer. Por exemplo, se pretende passear pelos vinhedos, é indicado visitar o país de janeiro a março; se quer aproveitar o frio e neve, marque sua viagem entre junho e julho, para aproveitar os esportes radicais e o clima. 

Leia também:  Quatro pandemias mais mortais da história humana

Agora se a sua vontade é conhecer o deserto de Atacama, não hesite em se programar para viajar de outubro a março. 

Bolívia

Bolívia
Bolívia

Um dos países do Mercosul que vale à pena visitar é a Bolívia, um lugar maravilhoso que possui uma cultura muito rica, além do maior deserto de sal do mundo, o famoso Salar de Uyuni. 

Além disso, La Paz é um dos locais mais visitados no país, pois é lindo em qualquer época do ano. 

Equador

Equador
Equador

Você sabia que um pedacinho da Amazônia, está localizado no Equador? Incrível, não é mesmo? A viagem a este país é indicada para quem ama natureza, dá para viver experiências maravilhosas em trilhas, caminhadas, esportes ao ar livro, entre outras atrações especiais. 

Quito e Galápagos é um dos lugares mais visitados pelos turistas, e dá para tirar lindas fotos!

Paraguai

Paraguai
Paraguai

O Paraguai é um país vizinho do Brasil, o qual é muito conhecido pela força comercial, uma vez que é o lugar da América do Sul, mais indicado para fazer compras. 

No entanto, precisamos tirar da mente a imagem das barracas de ruas e produtos falsos que podem ser comprados por preços acessíveis. Há diversos locais para conhecer no país que são lindos, além de algumas lojas que lembram os outlets americanos. 

A capital do país, Assunção, é muito linda e o Lago Ypacaraí, também!

Venezuela

Venezuela
Venezuela

Apesar de toda a repercussão negativa sobre a política do país, a Venezuela é um lugar com as praias mais lindas e outras belezas naturais. No entanto, por mais que a entrada seja permitida, o Itamaraty (Ministério de Relações Exteriores), recomenda que as viagens para o país sejam evitadas, a não ser em caso essencial. 

Leia também:  Canais no YouTube confiáveis para crianças

Uruguai

Uruguai
Uruguai

Você acredita que um voo para o Uruguai dura apenas 2 horas e 30 minutos, saindo de São Paulo? No Mercado Del Puerto, o qual conhecerá assim que chegar no país, você poderá provar uma deliciosa Parrilla. 

Há atrações e paisagens incríveis no país, além disso, estender a viagem até a Colônia do Sacramento e/ou Punta Del Este, é uma ótima opção para aproveitar melhor!

Peru

Peru
Peru

Este país possui uma incrível história e é repleto de surpresas que impressionam qualquer um. Você poderá conhecer locais perfeitos, como o Lago Titicaca, Machu Pichu, Cusco, Linhas de Nasca, Lima, etc. 

Por que não aproveitar e programar viagens para esses países incríveis? Conhecer uma nova gastronomia e cultura é maravilhoso, além de muito enriquecedor. Atualize seu RG e embarque para estes destinos!

Caso precise regularizar algum documento e autenticar, procure o serviço de cartório online para facilitar sua vida.