Última atualização: 7 de agosto de 2020

Início » Curiosidades » Dicas de negócios para montar em plena crise

Dicas de negócios para montar em plena crise

  • Tô Bugado 

Com a economia brasileira abalada muitas pessoas se veem obrigadas a criar o próprio negócio para conseguir manter as contas em dia.

A economia brasileira está a passar por uma grave crise gerada pela pandemia do Coronavírus, que forçou comércios e serviços não essenciais a fecharem suas portas por tempo indeterminado, o que acabou por prejudicar muitas pessoas que tiveram seus salários reduzidos ou acabaram por perder seus empregos por conta da quarentena decretada para tentar impedir o crescimento de novos casos de Coronavírus.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que a taxa de desemprego no início do mês de junho chegou a 12,4%, o que representa uma média de 11,85 milhões de desempregados no país.

Com a pouca demanda de empregos e uma crise eminente, para muitos a única saída está sendo empreender de forma autônoma, de modo a garantir a subsistência da família, através de iniciativas próprias feitas com pouco capital.

Abaixo listamos as principais iniciativas feitas pelos brasileiros com pouco dinheiro para empreender durante a pandemia de forma criativa e fácil.

Venda coisas que não lhe são úteis

Para conseguir uma renda extra, separe itens que você não usa mais e que estejam em um bom estado de conservação, como roupas, eletrônicos e utensílios domésticos, e os revenda. Essa iniciativa pode ser feita sem nenhum capital, basta apenas fotografar os objetos que pretende vender e compartilhar as fotos nas redes sociais de forma gratuita. Além de conseguir uma renda extra, você estará reciclando coisas que não lhe são de serventia, mas podem ser uteis a terceiros, essa ideia simples ajuda a evitar o descarte desnecessário e preservar o meio ambiente.

Faça artesanato

Itens de artesanato como crochê, tricô e bijuterias são uma verdadeira terapia, mas podem ser também uma fonte de renda extra. Se você tem algum dom o compartilhe, criando peças interessantes que podem agradar a todos, tornando o dia a dia mais prático.

Leia também:  Como entrar em contato com o Itamaraty?

Trabalhe com alimentação

Para ganhar uma renda extra, trabalhe com alimentação. O segmento alimentar vem crescendo e pode ser uma boa alternativa, compartilhe aquela receita especial a revendendo por um preço acessível. Começar um negócio no ramo alimentar é algo simples que não exige um grande investimento, é necessário somente colocar produtos de boa qualidade nos alimentos e ter uma boa higiene.

Monte uma loja online

Algumas empresas permitem que você monte uma loja online e revenda seus produtos, recebendo uma porcentagem a cada venda. Essa opção não exige um investimento inicial, mas é preciso ficar atento aos termos de contrato exigido pela empresa para evitar problemas futuros.

Seja youtuber

Um canal no YouTube pode lhe render dinheiro. Faça um canal com um tema que mais lhe agrade e solte a criatividade, utilizando programas online gratuitos que permitem a edição de vídeos, consiga acessos divulgando seu canal nas redes sociais e ganhe dinheiro com propaganda.

Dê aulas particulares

Se você domina uma determinada matéria ou idioma pode vir a se tornar um tutor, ajudando crianças e adolescentes em idade escolar que apresentam dificuldades em determinadas disciplinas, ganhando por hora aula você pode conseguir uma renda extra e não terá que investir.

Formate trabalhos acadêmicos

Trabalhos acadêmicos exigem alguns critérios, se você domina as normas da ABNT pode conseguir um ganho extra ajudando a formatar trabalhos e artigos acadêmicos de acordo com o que é exigido, para realizar essa função basta apenas ter acesso a um computador.

Revenda produtos em catálogo

Algumas empresas apresentam catálogos com seus produtos para revenda, se torne uma consultora dessas empresas e passe a revender os produtos presentes nos catálogos, a cada revenda você ganha uma comissão.

Leia também:  Quais são os animes mais famosos que existem?

Trabalhe com aplicativos de transporte

Se você possuir um carro pode vir a conseguir uma verba extra trabalhando com aplicativos de táxi, como o Uber e a 99. Trabalhando com esses aplicativos você faz seu próprio horário, mas é preciso manter a manutenção e o seguro do veículo em dia para evitar danos e a quebra do veículo.

Trabalho com aplicativos de entrega de comida

Aplicativos como o Ifood e o Uber Eats permitem o cadastramento de interessados em trabalhar transportando alimentos dos restaurantes até o consumidor final no esquema de delivery. Para trabalhar com o transporte de alimentos é necessário ter uma motocicleta e manter a mesma em bom estado de funcionamento, é necessário investir na compra de uma caixa térmica, para poder transportar os alimentos com segurança e higiene até o consumidor final.

Passeie com animais de estimação

Se você se identifica com animais poderá ganhar uma renda levando os bichos de estimação para passearem. Animais também tem necessidade de se exercitar e por conta da rotina atribulada seus tutores muitas vezes não tem tempo de levar os bichinhos para se exercitarem, tendo que contratar profissionais que possam levá-los para passear e se exercitar.

Alugue objetos

Sites na internet como o Alooga permitem que você alugue temporariamente objetos como câmeras, televisões e computadores. Alugar objetos que não são utilizados com frequência pode ser uma alternativa viável para quem está necessitando de uma fonte de renda extra.

Organize festas

Organizar festas é um serviço abrangente que tem crescido e pode se tornar uma profissão. A organização de festas contempla mais do que a escolha de decoração, música e comida, é um serviço que exige responsabilidade e parceria com fornecedores confiáveis. Tornar o evento de alguém marcante e especial pode ser uma boa opção financeira e divertida.

Leia também:  100 perfis no Instagram mais seguidos no Brasil e no mundo (lista atualizada)

Hospede um animal

Os animais se tornaram parte da família, mas infelizmente muitas vezes não podem acompanhar seus donos em viagens. Hospedar um animal pode garantir um dinheiro a mais no orçamento, mas para realizar essa função é necessário ser responsável e ter amor e dedicação, você estará cuidando de uma vida, um ser com sentimentos que tem fome, sede, fica triste e pode adoecer. É necessária plena dedicação e ao notar que o animal está triste ao adoentado não se deve hesitar em procurar um médico veterinário que poderá o socorrer imediatamente. Lembre-se que cada animal é diferente e apresenta necessidades próprias, cabe a você garantir o conforto do animal enquanto seus donos estiverem viajando.