Última atualização: 24 de junho de 2020

Início » Curiosidades » Canais no YouTube confiáveis para crianças

Canais no YouTube confiáveis para crianças

Deseja saber quais os canais do Youtube confiáveis para crianças? Existem uma grande incerteza sobre quão saudável ou prejudicial é a tecnologia na vida de uma criança.  Com relação ao YouTube, existem conteúdos que, vistos de forma moderada, podem ajudar no desenvolvimento das crianças. No entanto, é bom lembrar que a criança sempre deve ter um adulto por perto para avaliar o conteúdo.

O YouTube oferece muitas variedades para as crianças, que vão desde músicas infantis até desenhos animados e experimentos científicos. Tudo muito focado no crescimento intelectual dos pequenos. Apesar do YouTube ser um canal de entretenimento, ele também pode apresentar conteúdo educativo. Por conta disso, é importante saber quais são os canais de YouTube confiáveis para crianças.

Quais os canais do Youtube confiáveis para crianças?

O YouTube possui um aplicativo específico para crianças, chamado “YouTube Kids”. Esse serviço possui as mesmas funções do YouTube comum, porém, seu conteúdo é voltado para crianças de 12 anos ou menos. Conteúdos acima disso são vetados pela própria plataforma.

Apesar de sua proposta, o YouTube Kids pode ser um problema para as crianças, pois possui muita publicidade. Por isso, é sempre recomendado que os pais verifiquem o que os filhos estão assistindo. Nos próximos parágrafos, conheça alguns canais de YouTube confiáveis para crianças:

Brancoala

Canal Brancoala
Canal Brancoala

Uma das dificuldades das famílias ao deixar as crianças por um longo período no YouTube, é o conteúdo do que é mostrado. No canal do Brancoala é mostrado o cotidiano de família, o dia a dia na educação das crianças, alimentação e brincadeiras educativas.

Flávia Calina

Canal Flávia Calina
Canal Flávia Calina

Flávia Calina é uma das personalidades do YouTube mais assistidas, os vídeos são focados no cotidiano e na educação das crianças, canal para assistir as crianças e os país juntos.

Min e as Mãozinhas

Min e as Mãozinhas
Min e as Mãozinhas

Com foco nas crianças surdas, o desenho afirma que os pequenos com essa deficiência também têm direito ao conhecimento cultural. Além disso, o desenho reforça que o acesso a esse tipo de conteúdo é um direito de toda criança. 

Leia também:  Melhores filmes baseados em fatos reais na Netflix

O público alvo desse canal são as crianças entre três e seis anos e cada episódio dura aproximadamente dez minutos. O desenho é produzido e assinado por Paulo Henrique dos Santos, de 27 anos. Ele teve essa ideia quando conheceu uma menina surda pessoalmente. A partir desse momento, ele percebeu como essas crianças tinham dificuldade para se comunicar.

Esses é um dos melhores canais do Youtube confiáveis para crianças, presente nesta lista, pois além do entretenimento, realiza a inclusão social!

Mundo Gloob

Mundo Gloob

O canal do Gloob possui conteúdos que envolvem grandes personagens da emissora. É possível encontrar vídeos dos detetives do Prédio Azul, Gabby Estrela, Buu, LadyBug, entre outros. Normalmente, os vídeos são atualizados na segunda e na quarta-feira.

O Mundo Gloob é um dos mais acessados canais do Youtube confiáveis para crianças. 

Telmo e Tula

Telmo e Tula
Telmo e Tula

Esse desenho animado conta a história de dois irmãos que trabalham como cozinheiros mirins. Ambos os personagens mostram para as crianças como fazer receitas saudáveis e simples. O bom desse canal é que eles mostram as coisas de forma educativa e bem atrativa para as crianças.

O Show da Luna

O Show da Luna
O Show da Luna

A famosa cientista mirim Luna também possui o seu próprio canal. É possível encontrar episódios, clipes da personagem e também algumas músicas. Segundo a descrição de seu canal, Luna é uma moça que enxerga o planeta como um gigantesco laboratório. Muitas coisas que as pessoas ignoram, Luna faz questão de observar e tentar descobrir o que é. 

Fafá Conta Histórias

Fafá conta Histórias
Fafá conta Histórias

Apresentado pela atriz Flavia Scherner, esse canal é feito para crianças e adultos de todas as idades. Scherner, ou melhor, Fafá, apresenta muitos livros e histórias infantis para as crianças, sempre no estilo contação de histórias. 

Um vídeo novo é postado toda semana e aborda histórias clássicas, fábulas e até mesmo livros que acabaram de surgir. Um dos autores mais reverenciados pelo canal é Machado de Assis. O objetivo do “Fafá conta histórias” é incentivar a leitura nas crianças por meio das facilidades tecnológicas.

Leia também:  Quais são os animes mais famosos que existem?

Canal do Júlio

Canal do Júlio
Canal do Júlio

O clássico personagem do programa Cocoricó, da TV Cultura, também possui um canal no YouTube. O saudosismo que cerca esse personagem, além de seu carisma farão crianças e até mesmo alguns adultos se interessarem pelo conteúdo desse canal.

Os vídeos do Júlio são recheados de entrevistas, brincadeiras e histórias relacionadas à cultura do nosso país. Um entrevistado muito famoso que passou pelo canal foi o cantor Lenine. Durante os vídeos, Júlio sempre se comunica com seu avô, que fica atrás das câmeras.  

Cordel Animado

Cordel Animado
Cordel Animado

Esse canal é comandado pela poetisa Mariane Bigio e por sua irmã, a musicista Milla Bigio. O objetivo do projeto é contar histórias por meio da música e da sonoplastia. Além disso, as irmãs Bigio querem que as crianças brasileiras conheçam melhor a cultura pernambucana, especialmente a literatura de cordel.

Além do entretenimento, considerado como um dos canais do Youtube Confiáveis para crianças, o Cordel Animado, trabalha com uma parte importante da cultura de nosso país, ensinando mais detalhes sobre a literatura brasileira.  

Canal da Palavra Cantada

Palavra Cantada
Palavra Cantada

Palavra Cantada é uma dupla de músicas infantis que atravessou gerações. Formada por Paulo Tatit e Sandra Peres, essa dupla emplacou sucessos como “Bolacha de Água e Sal” e “Sopa”. O canal dessa dupla possui shows, videoclipes entre outras coisas. Tudo com o mesmo padrão de qualidade que a dupla apresentou durante toda a carreira.

Trabalhando desde 1994, Palavra Cantada ganhou prêmios e muitos elogios da crítica especializada.  Segundo a descrição do canal, a ideia dessa dupla é “criar melodias, letras e arranjos originais, sempre de olho numa poética que respeite a inteligência e a sensibilidade das crianças”. 

Ticolicos

Ticolicos
Ticolicos

A intenção desse canal é criar conteúdos diversos, criativos e que liberem a imaginação da criança. O principal personagem é o boneco Ludi, que possui um tom laranja. Esse boneco responde algumas perguntas das crianças, faz entrevistas em seu canal e gosta de ensinar receitas saudáveis. Além disso, Ludi também incentiva as crianças a tomarem banho e as escovarem os dentes. 

Leia também:  Saiba a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia

O canal Ticolicos permite que as crianças interajam com o Ludi por meio das redes sociais. Segundo sua descrição, a missão do canal é incentivar as crianças a descobrirem as coisas por conta própria e crescerem mais preparadas para o futuro.

Carol Levy

Carol Levy
Carol Levy

Como o próprio nome já deixa claro, esse canal é comandado pela multiartista homônima. A dona desse canal nasceu em Pernambuco, é cantora e locutora e, por gostar muito de literatura, resolveu misturar tudo em seu canal. O conteúdo que ela apresenta inclui temas educativos como higienização bucal e reflexões nas derrotas da vida. Além disso, Carol também faz questão de contar histórias para as crianças. 

Universidade das crianças

Universidade das Crianças
Universidade das Crianças

Em alguns casos, conversar com crianças pode ser bem complexo. Falar sobre assuntos como: de onde vêm os bebês, diferença biológica entre meninos e meninas, motivos de um ronco, entre outras coisas tende a causar desconforto. 

Por conta disso, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) resolveu criar um canal infantil abordando esses assuntos. Esse projeto trabalha com animações, textos ilustrados e também inclui livros e áudios em seu conteúdo.