Última atualização: 22 de julho de 2020

Início » Como Resolver » Meu celular não reconhece o chip

Meu celular não reconhece o chip

  • Tô Bugado 

Problema frequente que afeta a maioria dos usuários de smartphones é causado por diversos fatores e pode ser facilmente resolvido.

Os smartphones se tornaram essenciais em nosso dia a dia, nos ajudando a realizar rapidamente tarefas e facilitando a rotina diária.

Eventualmente, problemas técnicos podem ocorrer, impossibilitando o bom funcionamento do aparelho, entre o mais comum, se encontra o não funcionamento do chip. Esse problema impossibilita que o smartphone realize funções como enviar SMS, receber e fazer ligações, além de impossibilitar o uso da internet através da conexão de dados moveis.

O chip apresenta informações exclusivas que identificam sua rede móvel e o usuário, permitindo a comunicação com outros dispositivos móveis, seu funcionamento é essencial para que o smartphone possa realizar todas as suas funções, o mau funcionamento do chip é um problema sério que impede o usuário de desfrutar de todas as funções do aparelho.

Causado por diferentes motivos, o problema do não reconhecimento do chip é um dos mais comum e apavora os usuários, sendo um dos problemas mais fáceis de sanar. Abaixo listamos soluções para quando o smartphone não reconhece o chip.

Smartphone

Sem Sinal

O problema pode estar ocorrendo por uma simples falta de sinal, sendo recomendado contactar a sua operadora móvel para se certificar quanto a qualidade e frequência do sinal. O Brasil é um país de extenso território e infelizmente os serviços de telefonia móvel ainda não estão bem desenvolvidos em todo o país, nesse caso recomenda-se paciência para aguardar que o sinal volte. A tecnologia 5G que está começando a ser implantada no país promete amenizar o problema, possibilitando maior conexão de internet e autonomia do sinal telefônico.

Chip bloqueado

O seu celular pode não estar reconhecendo o chip porque o mesmo se encontra bloqueado. Esse problema ocorre por diversos motivos, sendo os principais a falta de pagamento da linha telefônica pós paga, a falta de recarga do número pré-pago e eventuais suspeitas de fraude e clonagem relacionada ao número. Caso você esteja passando por esse problema verifique se há pagamentos pendentes e entre em contato com sua operadora telefônica.

Leia também:  Erros (RESOLVIDOS) mais comuns no YouTube

Tamanho do chip

Existem três tamanhos de chip de celular: nano, micro e mini. Cada smartphone aceita um determinado tamanho, de acordo com seu padrão de fabricação. O uso de um chip de tamanho errado pode fazer com que o mesmo não seja aceito pelo smartphone, nesse caso é necessário verificar o tamanho do chip e se o mesmo não for compatível, podem ser utilizados adaptadores ou feita a troca do chip por outro de tamanho adequado, sanando o problema de não reconhecimento do chip.

Verificação do IMEI

Caso nenhuma das opções acima tenha dado resultados e o smartphone continue a não reconhecer o chip, se recomenda verificar se o IMEI do aparelho não se encontra bloqueado. O IMEI consiste em uma sequência numérica de quatro números capaz de identificar cada aparelho móvel existente no mundo. Há um banco de dados mundial chamado Registro de Identidade de Equipamentos que armazena o IMEI de todos os aparelhos moveis e caso o aparelho seja roubado ou perdido, através do IMEI, se consegue bloquear o telefone, impossibilitando que outras pessoas possam ter acesso às informações gravadas no aparelho. Caso o smartphone não esteja reconhecendo o chip por conta do IMEI é necessário entrar em contato com a operadora de telefonia contratada que irá verificar o status do aparelho e poderá desbloquear o IMEI, fazendo com que o smartphone passe a reconhecer o chip e a funcionar normalmente.

Para verificar se um smartphone é roubado basta digitar na tela do aparelho o código *#06# para que o IMEI seja exibido e com o número em mãos pode se verificar a procedência do aparelho no site “ Consultar IMEI”.

Reiniciar o aparelho

Tente reiniciar seu smartphone, ao fazer essa operação pode ser que o chip volte a funcionar, sanando eventuais problemas.

Leia também:  Erros (RESOLVIDOS) mais comuns na Netflix

Restaurar o aparelho

Restaure seu telefone de acordo com os padrões de fábrica. A restauração do aparelho pode apagar configurações que impedem que o smartphone reconheça o chip instalado, essa recomendação deve ser feita com cautela, pois ao reiniciar todos os dados, fotos e aplicativos gravados serão apagados.

Procure uma assistência técnica

Defeitos ou más conexões em componentes eletrônicos de seu smartphone podem fazer com que o mesmo não reconheça o chip, nesse caso se recomenda a procura de uma assistência técnica onde poderá ser verificado o funcionamento dos principais componentes do aparelho e se necessário feito o conserto ou a troca da peça quebrada, fazendo com o aparelho volte a reconhecer o chip e funcionar normalmente.

Atualize o sistema

Atualizações de software são necessárias para o bom desempenho do smartphone. Caso o aparelho esteja com o software desatualizado poderá deixar de funcionar corretamente, logo a atualização do sistema corrigirá os erros que impedem o bom funcionamento do smartphone. 

Entre no modo de segurança

Aplicativos maliciosos podem infectar seu smartphone e impedir o bom funcionamento e até o reconhecimento do chip. Se o problema começou após a instalação de um aplicativo, entre no modo de segurança do aparelho e desfaça as alterações feitas. O modo de segurança permite que seja executado os padrões de sistema, possibilitando a exclusão de aplicativos maliciosos que possam ter infectado o aparelho e impedido o reconhecimento do chip. Cada aparelho tem uma configuração diferente, sendo o acesso de modo de segurança diferente em cada smartphone, para realizar essa função verifique o manual de instruções do seu telefone.

Troque o adaptador do chip

O adaptador do chip com o tempo pode sofrer desgastes por conta de seu uso excessivo, deixando o chip desalinhando, o que acarreta em seu mau funcionamento. Esse problema pode ser sanado com a simples troca do adaptador do chip, fazendo com que o smartphone volte a funcionar. O adaptador de chip pode ser encontrado em lojas especializadas em celulares e ser trocado pelo próprio usuário de forma simples e rápida.

Leia também:  Caixa Tem - Erros Comuns - Como resolver?

Verifique o modo avião

Quando colocado em modo avião, o smartphone deixa de realizar funções como receber ligações e SMS, se seu aparelho não estiver com o chip funcionando, verifique se o mesmo não se encontra com o modo avião ativado.