Última atualização: 24 de junho de 2020

Início » Como Resolver » Celular não liga – Erros mais comuns (COM SOLUÇÃO!)

Celular não liga – Erros mais comuns (COM SOLUÇÃO!)

Celular não liga mais: erros mais comuns, como evitar prejuízos e reverter a situação? Em algum momento o seu aparelho resolveu apresentar problemas repentinos? Saiba quais as principais falhas podem afetar os mesmos e quais as atitudes devem ou não ser tomadas, diante de cada caso.

Falhas em dispositivos móveis é muito comum, milhares de pessoas levam seus aparelhos à uma assistência técnica de celular, pois o mesmo não liga, fica com a tela toda preta, trava do nada, etc. 

Quando isso acontece, bate aquele desespero, pois ninguém quer ter que gastar mais dinheiro comprando outro aparelho, e muitas pessoas acabam optando por tentar concertar em casa, antes de levar para assistência, mas essas práticas podem acabar piorando o problema. 

O celular não liga? Confira a seguir quais os erros mais comuns e as soluções adequadas para cada problema:

O celular não liga: Quais são os erros mais comuns e como solucioná-los?

O celular descarregou coloquei no carregador, mas não funciona. O que fazer?

É comum utilizarmos o celular e só colocá-lo para carregar quando a bateria está nas últimas, ou, quando ele desliga sozinho. Quando o aparelho está muito descarregado é comum que ele não ligue nos primeiros minutos que deixar plugado no conector que está na tomada. 

Algumas pessoas se desesperam e acham que não vão conseguir ligar o telefone outra vez, porque o aparelho vibra, mas a tela não acende. 

Solução: Nesse caso, é preciso deixar o celular conectado ao carregador e não tentar ligá-lo por ao menos 10 minutos, até que o mesmo receba um pouco de carga para iniciar o sistema. 

Evite deixar o celular desligar sozinho porque a bateria está muito baixa, sempre coloque para carregar quando estiver em 10% e deixe completar a carga total, sem utilizar o aparelho para assistir vídeos, jogar, escutar música e outros, enquanto estiver carregando. 

Leia também:  Caixa Tem - Erros Comuns - Como resolver?

Meu celular funciona, mas a tela não responde aos comandos. 

Celular não funciona

Nesse caso, há muitos fatores que podem fazer a tela não responder aos seus comandos, como exemplo, por ter trocado a tela muitos vezes, pode ter adquirido uma peça paralela que não é de boa qualidade, ou, pode ter molhado com líquidos, deixar cair no chão, ter instalado aplicativos que possuem maior risco de reproduzir vírus no celular, etc. 

Solução: O primeiro passo é reiniciar seu celular ou desligá-lo e aguardar um pouco para ligar outra vez. Não deu certo? Desligue o aparelho, pressione o botão de iniciar ao mesmo tempo em que aperta o botão de volume +, para resetar o sistema. No youtube, você pode assistir como fazer, pois em cada celular, o processo é diferente.  

Quando você resetar o aparelho, ele retorna ao sistema padrão de fábrica, ou, seja, você irá perder os arquivos que estão armazenados no mesmo. Caso, não funcione, o correto é ir a uma assistência técnica. 

Meu celular caiu no chão, na privada, molhou na chuva, etc. 

Celular não pega

O celular não liga depois que caiu ou molhou? Esse é um dos casos que mais acontecem, acredite, por mais que se tenha cuidado com o mesmo, não estamos livres de imprevistos. 

Quando um celular fica molhado por muito tempo, pode entrar em curto circuito e não ligar mais. No entanto, se ele cair no chão, pode dar uma pane e ficar sem responder aos comandos. 

Solução: O celular não liga? Caso o aparelho esteja molhado, o ideal é retirar a bateria, secá-la com um papel toalha ou pano, pegar um secador no modo frio e dar uma secada no aparelho com certa distância. 

Como muitos celulares não removem a bateria hoje em dia, você pode usar o secador da mesma forma e colocá-lo no arroz. Muitas pessoas fazem isso, porque arroz suga o líquido do mesmo. Se mesmo assim não funcionar, deverá levá-lo a assistência técnica de celular. 

Leia também:  Meu celular não reconhece o chip

No caso de aparelhos que sofreram queda, o certo é tentar reiniciá-lo e colocar no carregador. Caso não funcione, deve procurar ajuda profissional. 

Se você notar ações estranhas, lentidão ou desligamentos repentinos, pode-se tratar de um problema no software, sendo necessária a substituição do firmware.

A bateria do meu celular ficou inchada do nada, o que fazer?

O celular não liga quando há problemas com a bateria, seja quando a mesma está inchada ou quando há vazamento, o que é muito perigoso. Esse problema pode acontecer quando o celular leva uma queda, quando é carregada muitas vezes por dia, quando você utiliza o aparelho por muitas horas enquanto ele está na tomada, baterias que não são originais, etc. 

Solução: Nesse caso, a solução é bem óbvia, você deverá comprar uma nova. Mas, deve verificar que a mesma não estava vazando e acabou infiltrando a parte de circuito elétrico. Ao comprar a bateria, é bom pedir para o profissional da assistência, dar uma conferida. 

A bateria deve ser original e de acordo com as especificações de amperagem do seu celular. 

O celular não carrega completamente

Seu celular não liga e nem carrega completamente? Em muitos casos pode ser a bateria, mas você também deve conferir o carregador que está sendo utilizado. Caso, o cabo do mesmo esteja danificado, é bem provável que acabe demorando bastante, além de não carregar completamente. Isso é muito comum também, quando o carregador comprado não é original. 

Por mais que pareça vantajoso comprar um carregador paralelo, o mesmo precisa ser trocado com frequência, o que resulta num custo muito maior. 

Solução: Primeiramente, teste o seu carregador em outros aparelhos, para certificar que não é a entrada do celular que está com problema. Depois, se for o carregador que está ruim, não fique fazendo gambiarras, compre outro, a fim de evitar problemas no celular.

Leia também:  Erros (RESOLVIDOS) mais comuns no YouTube

Nenhum carregador funciona no meu celular, o que fazer?

Quando o aparelho não carrega com nenhum tipo de carregador, o problema pode ser a bateria ou entrada do celular. Isso acontece quando não conectamos direito o carregador, puxamos sem cuidado, ou, utilizamos paralelos. 

Solução: O celular não liga depois que acabou a bateria e não quer carregar com nenhum aparelho? Nesse caso, você deve testar em outros carregadores, ou, verificar se a bateria não está inchada. 

Se não for nada disso, pode ser que a pecinha de entrada está queimada, e você terá que levá-lo à uma assistência técnica de celular. 

Seja qual for o problema, se o celular não liga, verifique se a garantia ainda é válida, uma vez que, é mais aconselhável solicitar esse serviço, mesmo que seja demorado. Pois, as peças utilizadas serão de reposição original, além disso, você pode até receber um novo aparelho.