Última atualização: 24 de junho de 2020

Início » Como Resolver » Carro não liga – Erros mais comuns (COM SOLUÇÃO!)

Carro não liga – Erros mais comuns (COM SOLUÇÃO!)

O carro não liga mais, erros mais comuns que interferem no bom funcionamento do motor e de outros componentes essenciais do veículo, saiba quais são eles, como evitá-los e corrigi-los, aqui neste artigo!

Sabe aquele dia em que você está preparado para uma viagem curta, ou, precisa chegar depressa no trabalho, mas por acaso, na hora em que conecta a chave para ligar o motor, o mesmo engasga e o carro não pega? É uma frustração enorme, pois você tenta várias vezes e não consegue. 

Neste momento, milhares de coisas passam em sua cabeça, a preocupação em chegar a tempo para o compromisso, o dinheiro que terá que gastar com a manutenção do veículo e compra de peças, sua fatura do cartão de crédito, entre outros. 

No entanto, primeiro é preciso respirar e ficar calmo, mesmo que a situação pareça ruim, pois na maioria das vezes, são problemas fáceis de serem resolvidos, pode ser algum detalhe simples que foi ignorado, como exemplo, a limpeza dos bicos que faz com que o veículo fique falhando ao dar partida. 

Antes de ligar para o mecânico ou seguro de veículos, verifique alguns itens em casa, a fim de não atrapalhar o seu orçamento e rotina. 

Para que você aprenda a identificar alguns dos motivos de porque o carro não liga, continue lendo este conteúdo, e confira os erros mais comuns a seguir:

Por que o carro não liga? Entenda os principais motivos!

Antes de saber quais os erros mais comuns que o impedem de ligar o seu veículo, você deve ter ao menos o conhecimento básico sobre o funcionamento do mesmo, ou seja, o que é preciso para que o motor ligue e comece a fazer o carro andar, por exemplo, ar, combustível e centelha. Caso, apresente falhas para ligar o carro, um destes itens está em baixa quantidade ou faltando. 

Leia também:  Celular não liga - Erros mais comuns (COM SOLUÇÃO!)

Ao adquirir um carro, sempre leia o seu manual, estude o funcionamento básico da mecânica de veículos no Youtube, etc. Além disso, os painéis de veículos são um dos melhores amigos nessa hora, pois acendem luzes quando há algo errado com o motor, quando o combustível está acabando, entre outros. 

Caso, a luz vermelha esteja acesa no painel e fique piscando, você deverá consultar um mecânico de confiança imediatamente. Não tente dirigir o veículo nesta situação. 

Carro não liga: Erros mais comuns e como evitá-los

Combustível em nível inadequado

Sabemos que, dificilmente, alguém deixa o carro chegar na reserva e não abastecer. Mas, na maioria dos casos, o nível inadequado de gasolina, se deve a uma falha na boia que mede a quantidade de combustível do veículo. 

Se você notar que está abastecendo corretamente, mas a gasolina parece acabar rápido e o carro não liga, precisa verificar se a boia que mensura o produto, não está com problemas. 

Esse erro acontece muito quando é utilizado combustível adulterado, ou, se abastecer o veículo com álcool muitas vezes seguidas e por tempo prolongado. Além disso, outra causa para o problema, pode ser a falta de combustível na reserva de partidas a frio. 

Solução: Evite abastecer o veículo com álcool repetidamente, alterne o abastecimento com a gasolina. Sempre verifique o nível de combustível e ser os reservatórios de partida a frio, estão com o nível adequado.  

Além disso, cuidado com as ofertas de combustíveis muito baratas, pois os mesmos podem ser adulterados. 

Sistemas de alarme e travas

Quando você verifica os elementos de mecânica básica em seu veículo e não encontra o que pode estar causando a falha, pois está tudo certo, o problema pode estar no módulo de injeção, o qual é prejudicado quando é realizada uma má instalação ou manutenção inadequada dos sistemas de alarme e traves. 

Leia também:  Como solicitar o primeiro passaporte?

Solução: Sempre que for instalar ou realizar a manutenção de sistemas de alarmes e travas, contrate um profissional especializado, mesmo que seja mais caro. 

Nesse caso, não há como contornar o problema em casa, você deverá levar ao mecânico de confiança para que o mesmo possa avaliar. 

Quando faltar ar no veículo, ele não funciona

O carro não liga de jeito nenhum? O filtro de ar pode estar entupido. Isso acontece quando se passa por um alagamento, quando o mesmo está sujo, etc. Como a passagem do ar é essencial para que aconteça a combustão, quando o filtro não permite que o elemento realize o seu trabalho, o carro não liga ou falha ao dar partida. 

Solução: Levar seu veículo a um mecânico de confiança. 

Bomba de combustíveis com baixa pressão

Quando você verificou todos os elementos básicos para que o veículo funcione, mas o carro não liga, o problema pode estar na bomba de combustível que não está realizando seu trabalho de forma adequada. 

Solução: A bomba de combustível está localizada abaixo do banco de trás do carro, na maioria das vezes. Você deverá levantar o banco e aproximar seu ouvido da tampa para tentar escutar o barulho. Peça ajuda para que a pessoa gire a chave, ligando e desligando o veículo. 

Caso não escute a bomba de combustível trabalhando, a mesma deve estar com baixa pressão. Então, leve seu carro a oficina. 

Bateria do veículo está falhando

Quando o carro não liga, um dos motivos pode ser a falha na bateria, que pode ser reconhecida ao escutar o barulho típico de engasgo no motor ao girar a chave de ignição. A bateria pode estar descarregada, o que acontece quando o som ou luzes ficam ligados por muito tempo. 

Solução: As baterias de veículo possuem a validade de anos, mas podem acontecer situações que danifiquem a mesma, diminuindo o período de duração. Portanto, leia o manual para cuidar da mesma adequadamente. 

Leia também:  Caixa Tem - Erros Comuns - Como resolver?

Caso sua bateria esteja com falha, peça ajuda para realizar a chupeta (dar um pouco de carga) para poder levar o mesmo até uma oficina mecânica.  

Problemas com a ignição

Como bem sabemos, a ignição é uma das partes do sistema de partida dos carros, a qual pode queimar devido alguns fatores. Para identificar se há problemas com a mesma, você deve observar se há barulho quando gira a chave para ligar o veículo. Caso não haja barulho, a ignição está queimada, ou, entupida. 

Solução: Uma simples limpeza pode resolver o problema, caso esteja entupida. Mas, se estiver queimada, o veículo deverá ser levado à oficina. 

Problemas no chip da chave 

Os carros mais modernos do mercado, possuem chips em suas chaves de contato, os quais são responsáveis por analisar os mesmos quando liga. Caso, a chave caia no chão com força, o chip pode se romper. 

Solução: Utilizar a chave reserva para testar se o problema é com o chip. 

Há diversas situações que podem ser a causa de falhas ao ligar o veículo, mas como podemos observar, primeiro é preciso avaliar os itens básicos que permitem o funcionamento do veículo.