Última atualização: 26 de junho de 2020

Início » Como Resolver » Caixa Tem – Erros Comuns – Como resolver?

Caixa Tem – Erros Comuns – Como resolver?

Caixa Tem

Aplicativo Caixa Tem apresenta erros e instabilidade no sistema

Criado pela Caixa Econômica Federal para auxiliar o acesso ao Auxílio Emergencial e a outros benefícios, o aplicativo Caixa Tem apresenta erros que dificultam o acesso dos usuários

O aplicativo Caixa Tem, criado pela Caixa Econômica Federal, foi inicialmente desenvolvido para facilitar o acesso de todos os brasileiros a informação e transações bancárias, entre suas principais funcionalidades destaca-se  a consulta da situação referente ao FGTS, Abono Salarial, além do pagamento do  Bolsa Família para pessoas que não tem acesso a conta bancária .Por causa da pandemia causada pelo Covid-19 o aplicativo ganhou uma nova funcionalidade,  passando a ser a principal plataforma para a solicitação de um auxílio emergencial de R$600 liberado pelo Governo Federal para pessoas em situação de vulnerabilidade social e trabalhadores informais e autônomos previamente registrados no Cadastro Único ( CadÚnico).

Desde o dia 14 de abril de 2020, o aplicativo Caixa Tem teve mais de 10 milhões de acessos, permitindo que pessoas que não tem conta corrente no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal possam receber o auxílio emergencial do governo e movimentar a quantia de R$600 através de uma Poupança Social Digital, pois o aplicativo permite que o usuário possa movimentar o dinheiro sem ir a uma agência bancária física, fazendo transferências e pagamentos com o dinheiro através do sistema QR Code.

Funcionando nos sistemas Androide e IOS de forma gratuita, o aplicativo embora eficaz, tem recebido muitas queixas dos usuários que relatam a instabilidade do sistema e mensagens frequentes de erros. O principal motivo para essa instabilidade é o acesso massivo ao aplicativo, que vem colaborando para a sobrecarga do mesmo e o eventual aparecimento de erros que dificultam o acesso do usuário. 

Leia também:  Erros (RESOLVIDOS) mais comuns na Netflix

Veja como se cadastrar no Aplicativo Caixa Tem:

A fim de auxiliar o usuário do aplicativo Caixa Tem, listamos abaixo os principais erros ocorridos com o aplicativo e mostraremos como solucioná-los:

Dados Inconclusivos

Ao se deparar com a mensagem “ Dados Inconclusivos” ao realizar o cadastro no aplicativo Caixa Tem é necessário realizar uma nova solicitação no mesmo, informando corretamente os dados que apresentaram erros. Os principais motivos para esse erro são a inserção errada do sexo, número do CPF e data de nascimento de membros da família, além da inclusão no cadastro de algum familiar com indicativo de óbito. Caso o benefício seja negado, o solicitante poderá contestar o motiva e solicitar uma nova avaliação.

Não foi possível cadastrar o dispositivo

Esse erro normalmente aparece no primeiro acesso ao aplicativo Caixa Tem, a mensagem ocorre devido ao servidor do aplicativo estar sobrecarregado, por conta do alto número de acessos simultâneos. Para sanar esse erro, recomenda-se esperar que os acessos simultâneos ao aplicativo Caixa Tem diminuam e com isso o sistema que se encontra sobrecarregado possa voltar a funcionar normalmente. Outra estratégia para evitar que o erro ocorra é utilizar o aplicativo Caixa Tem em períodos de menor pico de acesso, antes das oito horas da manhã e após as oito horas da noite.

Nenhuma conversa encontrada

A mensagem de erro “ Nenhuma conversa encontrada”, aparece quando o aplicativo Caixa Tem passa por instabilidades em seu modo operacional. Tais instabilidades de sistema ocorrem por conta do grande número de usuários. Quando essa mensagem aparece é recomendado aguardar, constantemente o software do aplicativo Caixa Tem passa por atualizações, que sanam erros de sistema temporários.

Leia também:  Carro não liga - Erros mais comuns (COM SOLUÇÃO!)

Serviço de pagamento indisponível no momento

Essa mensagem de erro ocorre após a tentativa de efetuar pagamentos online com o aplicativo Caixa Tem. Para solucionar o problema é necessário observar se o erro encontra-se no aplicativo ou na conexão de internet, que pode estar com sinal fraco.

Uma solução para esse problema é reiniciar o dispositivo usado para acessar o aplicativo Caixa Tem, caso o problema persiste, por falhas operacionais, recomenda-se contatar o desenvolvedor do aplicativo e esperar que o erro possa vir a ser sanado.

Aplicativo desativado: favor atualizar seu aplicativo

Esse erro apesar de não estar entre os mais frequentes, tem aparecido em alguns dispositivos ao tentar acessar o aplicativo Caixa Tem. A mensagem aparece quando há uma atualização disponível da versão do aplicativo Caixa Tem para o sistema operacional do dispositivo que o está acessando. Manter o aplicativo Caixa Tem atualizado evita que o erro ocorra e permite ao usuário ter acesso a novos recursos, uma vez que a cada atualização o aplicativo torna-se mais eficiente e seguro ao usuário.

Sala de Espera

Sendo este o erro mais apontado pelos usuários do aplicativo Caixa Tem, a mensagem “ Sala de Espera”, não representa necessariamente um bug do sistema. Ela aparece todas as vezes que o aplicativo se encontra sobrecarregado, principalmente nos horários de pico, controlando o número de usuários ativos no sistema e impedindo que o mesmo sobrecarregue. Ao se deparar com essa mensagem é necessário ter paciência, esperando que o número de usuários simultâneos no Caixa Tem possa diminuir.

Código de acesso para saque expirou

Ao se deparar com o erro “ Código de acesso para saque expirou”, recomenda-se atualizar a versão do aplicativo Caixa Tem e solicitar um novo código para saque. O aplicativo Caixa Tem não apresenta limites de códigos de saque que podem ser gerados.

Leia também:  Celular não liga - Erros mais comuns (COM SOLUÇÃO!)

O aplicativo diz que o benefício está aprovado, mas o dinheiro não está na conta digital

Não são todas as pessoas que receberão o auxílio emergencial pelo Caixa Tem, o usuário que se depara com esse erro teve o dinheiro depositado em conta informada previamente no cadastramento.

O beneficiário não sabe utilizar o aplicativo Caixa Tem

Para auxiliar os beneficiários do aplicativo Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal disponibilizou em seu site um tutorial completo onde ensina todas as funcionalidades do aplicativo Caixa Tem, também foi criado um canal no YouTube com vídeos demonstrativos, além da criação de um PDF com imagens de fácil compreensão, para facilitar o uso do aplicativo, visto que devido a pandemia de Covid-19 o funcionamento das agências bancárias se encontra limitado, o que dificulta o contato físico para ajudar a sanar eventuais dúvidas sobre o funcionamento do aplicativo Caixa Tem.